quinta-feira, 21 de outubro de 2010

POR QUE DEUS ME TESTA?

O Eterno, vosso D-us, vos está testando para saber se amais o Eterno, vosso D-us, com todo vosso coração e com toda vossa alma" (Devarim 13:4)



Do livro Darósh Darásh, Raza d’Mehemnuta ("O Segredo da Fé"), pergunta 13.


O que é o período chamado de Ikveta d’Meshicha ("Calcanhar do Messias", o período que antecede a era Messiância, a saber e de acordo com alguns, se trata de hoje em dia) e o que acontecerá logo após a este tempo?

O Ikveta d’Meshicha é o estágio final da Galut ("Diáspora"). É o tempo caracterizado pelas tribulações e dúvidas que assolam todos os aspectos da realidade do mundo a qual se adiante inexoravelmente em direção àGueulah, e que isso seja em breve. Este período, que os Sábios afirmam se tratar do hoje e agora, é marcado pela ‘falta da verdade’, onde a mentira e corrupção são exaltadas, e as ilusões e aparências superficiais imperam, enquanto as verdades Divinas são desdenhadas. Estas ilusões inflam a arrogância do homem com a satisfação rebaixada dos falsos poderes e sensações do materialismo, da mesma maneira que o perverso “Bilaam se ligou a toda forma de magia para tentar desenraizar Israel”. Aqui o sentido é duplo: tanto a ilusão da magia de Bilaam buscou derrubar o Povo deIsrael, como significa a tentativa alastrante da sitra achra de destruir toda a ‘realidade retificada’ – tudo que é ligado à verdade de D’us. Este alastrar do lado da profanação vem através da “poluição dos perversos que se impurificam e a outros lugares com sua apostasia e transgressões da Torá. E porquanto de sujarem o santuário de Hashem, um ruach ruim é despertado contra eles”. Mas como está escrito sobre o tempo após oIkveta d’Meshicha, quando o mundo testemunhará a Revelação verdadeira do Mashiach que, “Eu causarei todo o espírito da impureza de sair da terra”. Ou seja, tudo que pertence ao mal, as klipot, todo o orgulho do homem que se acumula em sua vida sem sentido, a saber, o produto de suas más escolhas e falta de fé em D’us, todo este refugo espiritual será arrebatado do mundo, pois “no tempo vindouro, o Sagrado, abençoado seja Ele, purificará Israel e removerá aquele ruach ruim da terra, como está escrito: ‘Porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo’”. Este será o dia da extinção das klipot, da punição dos perversos, quando D’us executará julgamento preciso sobre todos eles. Ai destes “discípulos de Bilaam que herdarão o Guehinom e descerão ao abismo mais profundo”.

Agora, este processo final de limpeza espiritual servirá para remover o mal e deixar apenas o bem. O Povo de Israel será escolhido como a comida removida de suas cascas quebradas, e todo aquele que viver será completamente puro. A sobrevivência dependerá dos atos de bondade que a pessoa realizou em sua vida, das suas orações e cumprimento rigoroso das mitsvot com as intenções corretas. Ou seja, o teste maior doKets HaYamim é o da eliminação completa de todo vestígio de orgulho e arrogância e a verificação em última instância se a pessoa desejará se ligar ao bem ou ao mal. Portanto, somente através do caminho da Cabalá – que fomenta o espírito de espanto a D’us e impele o rigor na observância dos mandamentos e das exortações dos Sábios da Torá – será garantida a vida, bem como a atenuação das terríveis testes e tribulações que se aproximam. Isto é assim, pois o nível místico da Torá purifica e limpa os corações, e une a pessoa à Etz Chayim, que é o aspecto da alma domekubal, o grau absolutamente puro de Atsilut. Todos os outros níveis de consciência inferiores que implicam em alguma ausência ou perda de consciência sobre o Divino, a saber, os graus das almas de Beriyah,Yetsirah, e Asiyah têm misturas impuras que precisarão ser expurgadas, pois “Hashem aniquilará a morte para sempre”. Assim, para os que vivem uma vida casher, virtuosa e de méritos, a Redenção virá de maneira alegre, certamente o contrário do que para todos os outros. Poucos serão estes justos, não sendo mais do que “Um por cidade ou dois por família”. Mas existe um outro tempo, quando “O pobre será oprimido pela sua pobreza”. E se estes abraçarem sua condição com humildade e fizerem teshuvah, eles merecerão então a Redenção. Este é o caminho das multidões culpadas. Entretanto, este caminho será de angústia excruciante e sem consolo, nunca antes vivenciada. O nosso povo terá nada salvo a sua pele devido a pobreza da terra. Este é o tempo sem pão, “sem vestimentas no frio”, sem conforto, sem moradia, e sem cidade. Com isso, o clamor e lágrimas serão tão intensos que mesmo os corações mais endurecidos implorarão por Hashem. E é neste aspecto de cativeiro, de carnificina, que D’us trocará a morte pela pobreza, mas em vida – e tudo isso refinará o povo. Então, estes que resistirem perceberão que não existe nada que possam se apoiar neste mundo salvo D’us Ele mesmo! Os que não resistirem, voltarão às nações e se assimilarão. Após este período tão drástico, virão as etapas da Redenção completa do Mashiach, com a reconstrução do Terceiro Templo, e este será um tempo de esplendor, de alegria e regozijo, e que isso seja assim muito em breve em nossos diasamém ve’amém. Enviar para o Twitter