quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Yom Kipur
O Dia do Perdão, o mais santo do calendário judaico, é também chamado de Dia do Arrependimento. Marcado por jejum e preces, é o dia de pedir perdão ao próximo e a D'us. O destino de cada um é selado neste dia.
17-18 de setembro, 2010 – 10 de Tishrei

Sucot
A Festa dos Tabernáculos ou Cabanas comemora a proteção Divina aos Filhos de Israel durante os 40 anos de peregrinação no deserto. Sucot também é chamada Festa da Colheita, quando os frutos da terra são armazenados em Israel. Durante Sucot, uma bênção especial é recitada sobre as Quatro Espécies: cidra, palma de tamareira, murtas e salgueiros.
22-29 de outubro, 2010 – 14-21 de Tishrei

Shemini Atsêret
O "Oitavo Dia da Assembléia Solene" é uma festa à parte ao final de Sucot. Há uma prece especial por chuvas para a Terra de Israel.
30 de setembro, 2010– 22 de Tishrei

Simchat Torá
O dia do "Júbilo com a Torá" no qual o ciclo anual da leitura da Torá é terminado e reiniciado. Nesta data dançamos e nos alegramos com a Torá.
1 de outubro, 2010 – 23 de Tishrei

Chanucá
Chanucá comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, após a vitória dos macabeus. É celebrada durante oito dias através do acendimento da menorá que lembra os milagres ocorridos.
2-9 de dezembro, 2010 – 25 de Kislêv - 2 de Tevet

Tu Bishvat

Ano Novo das Árvores. É costume comer frutas com as quais a Terra de Israel é louvada.
20 de janeiro, 2011– 15 de Shevat


Purim
Purim comemora a libertação do povo judeu da destruição planejada pelo perverso Haman. A história é relatada na Meguilá de Ester.
19-20 de março, 2011– 13-14 de Adar II

Pêssach
Pêssach comemora a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Uma das maiores mitsvot durante esta festa é a proibição de consumir alimentos fermentados e a obrigação de comer matsá.
19-26 de abril, 2011– 15-22 de Nissan

Pêssach Sheni
Observado um mês após Pêssach como uma segunda chance para oferecer o cordeiro pascal aos que não conseguiram fazê-lo na véspera de Pêssach. Costuma-se comer um pedaço de matsá neste dia.
18 de maio, 2011– 14 de Iyar

Lag Baômer
Entre Pêssach e Shavuot os discípulos de Rabi Akiva faleceram de uma praga, gerando um período de meio-luto que dura até hoje, mas no dia de Lag Baômer a praga cessou. Esta data marca o falecimento de Rabi Shimon bar Yochai.
22 de maio, 2011– 18 de Iyar

Shavuot
Shavuot, a Festa das Semanas, comemora a Outorga da Torá no Monte Sinai sete semanas após a saída do Egito. Neste dia os Dez Mandamentos são lidos nas sinagogas. Também é chamada Chag Habicurim, a Festa das Primícias, levadas ao Templo a partir de Shavuot.
8-9 de junho, 2011 – 6-7 de Sivan

17 de Tamuz e as três semanas
Este período entre os jejuns de 17 de Tamuz e 9 de Av inclui três semanas de luto pela destruição de Jerusalém e o exílio do povo judeu.
17 de Tamuz – 19 de julho
As Três Semanas tem início 19 de julho de 2011

Tishá B’Av
9 de Av é um dia de luto e jejum pela destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e exílio do povo judeu.

Tishá Be’Av - 9 de agosto de 2011– 9 de Av

Tu B’Av
É um dia festivo por vários fatos históricos alegres que aconteceram nesta data. Muitos casamentos eram celebrados nesta data.
15 de agosto, 2011– 15 de Av

Rosh Hashaná
O Ano Novo judaico é o Dia do Julgamento, quando D'us determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Parte principal do serviço de Rosh Hashaná é o toque do shofar, o chifre de carneiro, que desperta as pessoas para o arrependimento.
29 a 30 de setembro, 2011 – 1-2 de Tishrei

Notas:

O dia judaico
Todas as datas judaicas iniciam-se ao entardecer do dia anterior a data específica. Isto deve-se ao fato de que o "dia" judaico começa e termina ao pôr-do-sol, ao invés da meia noite. Para saber precisamente a hora em que um novo dia inicia-se no calendário judaico consulte a tabela de horário de velas para Shabat e Yom Tov.

Tefilin
Não são colocados em chol Hamoed (dias intermediários de) Pêssach e Sucot, e durante as festas de Shavuot, Rosh Hashaná, Yom Kipur, Hoshaná Rabá, Shemini Atsêret e Sichat Torá.

Yizcor
Recita-se no último dia de Pêssach, no segundo dia de Shavuot, em Yom Kipur e em Shemini Atsêret.