quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma parábola sobre o sentido da vida: Reflexões sobre a Parashá Chayei Sarah.

Por Rabino Marc D. Angel

Na porção desta semana da Torá, lemos sobre as mortes de Sara e Abraão - o casal fundador do monoteísmo ético e do povo de Israel. Suas vidas têm deixado uma marca profunda na história da humanidade, desde que vamos refletir sobre suas vidas e mortes, seria bom para e refletir sobre o sentido da vida para nós mesmos. Uma parábola rabínica nos oferece uma perspectiva aguçada.
A parábola conta de um homem pobre que lutava para sustentar sua família. Ele ficou sabendo de uma terra distante cheia de jóias preciosas. Para sua sorte um navio logo estaria partindo para essa terra e tinha uma vaga para ele como passageiro. Porém o navio só voltaria após um intervalo de duração indeterminado. Sua esposa concordou que ele deveria fazer a viagem, de modo a ser capaz de obter valiosas jóias que traria de volta para poder sustentar sua família em termos de riqueza e honra.
Então, o homem embarcou no navio e partiu para fazer fortuna. O navio chegou naquela terra distante, e ele comprovou que tudo era verdade sobre os tesouros. A terra estava coberta de diamantes e de todos os tipos de pedras preciosas. Ele rapidamente encheu os bolsos de jóias, ele encheu suas bolsas com pedras preciosas. Ele era agora um homem extraordinariamente rico. Ele se alegrou com o pensamento de quão rico ele e sua família seriam logo o seu retorno para casa.

Mas na terra longínqua, o homem logo percebeu que suas pedras preciosas eram sem valor. Eles eram tão abundantes que ninguém prestava atenção a elas. Nenhum dos lojistas as aceitavam como forma de pagamento. Pelo contrário, a moeda desta terra era velas de cera. Estas eram difíceis de se encontrar, e foram altamente valorizadas pelo público. Todos se esforçaram para acumular o máximo de velas de cera como for possível, a riqueza e o poder eram avaliados pelo número de velas que possuíam.
Não demorou muito para que o homem a reconhecer sua necessidade de velas de cera. Ele trabalhou duro para ganhar tantas quanto podia. Logo, tinha acumulado um grande número delas. Ele esvaziou os bolsos e bolsas dos diamantes, rubis e esmeraldas, e encheu-los em vez de velas de cera. Nessa nova terra, ele se tornou rico e importante - uma pessoa muito bem sucedida.

O tempo passou. Era chegada a hora do homem voltar à sua esposa e família. O navio estava pronto para sair. Rapidamente, o homem embalou quantas velas de cera quantas podia. Ele orgulhosamente embarcou no navio, carregado com muitas velas.
Quando ele chegou em casa, sua esposa ansiosamente o cumprimentou. Ela pediu para ver os tesouros que ele tinha trazido de volta. Orgulhosamente, o homem abriu os sacos e esvaziou os bolsos. Ele empilhou montanhas de velas de cera. Sua esposa ficou atônita. "Você gastou todo esse tempo numa terra distante, uma terra repleta de jóias preciosas, e você trouxe de volta só de velas de cera sem valor?"
Logo, o homem percebeu que tinha cometido um erro terrível. Quando ele chegou naquela terra distante, ele sabia que devia reunir pedras preciosas - mas logo esqueçeu sua missão. Influenciado pelo povo dessa terra, ele viu nas velas valor e ignorou as jóias. Ele pensou que acumulando velas se tornaria bem-sucedida. Mas agora que ele voltou para casa, ele percebeu que tinha perdido a sua oportunidade para trazer de volta tesouros reais. Em vez disso, ele voltou com um monte, quase inútil, de velas.

Fomos colocados nesta terra para atingir tesouros transcendentes: sabedoria, amor, discernimento espiritual, coragem moral, estudo da Torá e mitsvot. Se conseguirmos manter nossas vidas focadas nesses objetivos, podemos voltar ao nosso lar celestial com os verdadeiros tesouros. Mas neste mundo, as pessoas correm atrás das "velas" - a riqueza material, carros de luxo, glamour, estilo de vida hedonista. Neste mundo, as pessoas são julgadas de "sucesso" pelos padrões falsos do materialismo e do hedonismo. É possível perder de vista os nossos verdadeiros tesouros e metas, perseguindo os valores da nossa sociedade. Quando, finalmente, voltamos para casa - a nossa casa celestial no além -
podemos perceber que estamos trazendo conosco "velas" em vez de pedras preciosas - que tínhamos vivido nossas vidas seguindo falsidades e vaidades, em vez de perseguir a bondade, a verdade e a piedade.

Sucesso na vida significa manter focado no que é verdadeiramente importante e não se desviar pelo brilho externo. Sucesso não é um evento isolado, mas ele vem de forma contínua na vida.